MAIS 1 KG NO FINAL DE SEMANA...MENOS 1 KG DURANTE A SEMANA...

 

A primeira coisa, a saber, é que esses quilos a mais que aparecem em um ou dois dias de maior consumo calórico não vem somente de gordura. É praticamente impossível acumular 1 kg de gordura em tão pouco tempo. O peso aumenta pela maior retenção de líquido no corpo. Isso acontece como uma “defesa” do organismo. Ele retém mais líquidos por diversos motivos. Um deles, para diluir os componentes “tóxicos” que ingerimos: álcool, frituras, doces, etc.

 

Comendo bem, esses quilos a mais vão embora rápido. Em 3 ou 4 dias eles já foram eliminados. Frutas, oleaginosas, fontes de proteínas magras, vegetais fazem com que “desintoxiquemos” em pouco tempo. Nosso corpo, auxiliado por vitaminas, fibras e outros compostos, elimina essas “toxinas” e a balança volta a ser nossa amiga! Só que, quem tem esse tipo de comportamento (exageros, controle, exageros, controle; 1000 kcal, 3000 kcal, 1000 kcal, 3000 kcal) normalmente vai ter que fazer uma restrição calórica cada vez mais severa para o peso voltar.

 

Isso acontece porque, a cada vez que isso ocorre, nosso metabolismo fica mais lento. Na prática é: se o peso aumentava 1 kg no fim de semana, com o metabolismo mais baixo ele passa aumentar 1,2 kg; e se no meio de semana ele caia 1 kg, ele passa a cair somente 0,8 kg. Então, a balança começa a desequilibrar e, para mantê-la bem, mais restrição é necessária de segunda à sexta-feira. Só que o metabolismo fica cada vez mais lento. Assim, mais compensações são necessárias. Você entrou em uma bola de neve que só tende a ir crescendo: a cada exagero se engorda mais, e a cada período de restrição ou compensação, você emagrece menos.

 

Para acabar com isso, a palavra mais correta é equilíbrio. Não se exija e prive tanto alguns dias! Coma um pouquinho do que adora, porém com mais frequência. E ainda, como a quantidade é pequena, o corpo consegue eliminar mais facilmente as “toxinas” e não precisa reter muito líquido. Quando for “jacar ou chutar o balde”, não o faça com muita força. O mundo não acaba amanhã…

 

É impossível medir e precisar com exatidão, mas desse 1 kg que aumenta no fim de semana desregrado, talvez 0,2 kg venha da gordura e 0,8 kg de do inchaço. Logicamente, quanto mais peso aumenta, mais gordura.

 

Então, muito cuidado, pois, com o passar do tempo essa conta pode não dar zero no resultado final!

RUA PERU, 636 | 1º ANDAR | AMERICANA, SP

Tel : (19) 99142.4766