SÓ COMEÇO A QUEIMAR GORDURA APÓS 40 MINUTOS DE TREINO AERÓBICO?

 

 

Não é bem assim! Como já dissemos nada é uma receita de bolo! Tudo varia de indivíduo para indivíduo. Alguns fatores que interferem na queima de gordura durante a atividade seriam: o que comemos antes de treinar; se o indivíduo é ou não treinado; a intensidade do exercício e o tempo de duração desse exercício.

 

Daí podemos perceber que a duração é apenas um dos quatro fatores influentes. 

 

Para entender melhor a duração vou usar uma metodologia prática que qualquer um que faça alguma atividade aeróbica entenderá: Quando começamos um treinamento aeróbico os primeiros minutos são terríveis, certo? É mais difícil, parece que não vamos aguentar ficar aquele tempo todo… E passada essa fase o exercício se torna mais prazeroso, mais fácil.

 

Então o que acontece? O que muda?

 

Este tempo de adaptação ao exercício demora mais em pessoas destreinadas, ou seja, quanto mais condicionada a pessoa fica, menos tempo ela fica nesta fase inicial “chata” do exercício. Nela, o que ocorre é uma adaptação: inicialmente estamos queimando unicamente glicose como fonte de energia, e à medida que começamos a nos sentir mais adaptados e começamos a sentir o bem estar de estarmos fazendo atividade é que inicia a queima de gordura como fonte energética.

 

Bioquimicamente explicando: os ácidos graxos (gorduras) que estavam ligados a albumina no sangue começam a se desligar para serem usados como fonte de energia. A albumina estando livre se liga ao triptofano (precursor da serotonina- hormônio da felicidade e bem-estar), ou seja, menos triptofano “vai para o cérebro” e conseqüentemente mais BCAA atravessa a barreira hematoencefálica, reduzindo assim a fadiga central. A partir daí aumenta a nossa capacidade de persistir no exercício!

 

Aqueles famosos 40 minutos para começar a queimar gordura dependem do organismo de cada um. Lembre-se que quanto mais treinado você for, maior será a sua capacidade de queimar gordura como fonte de energia. Ou seja: Treine!

RUA PERU, 636 | 1º ANDAR | AMERICANA, SP

Tel : (19) 99142.4766