MANTEIGAS SAUDÁVEIS CASEIRAS

Depois que o óleo vegetal passa pelo processo de solidificação para virar margarina ou creme vegetal, a gordura que surge deixa de ser reconhecida pelo corpo. O organismo metaboliza esse alimento de modo similar ao das gorduras trans (as mais nocivas). Alternativas mais saudáveis, como manteigas de oleaginosas ou turbinadas com azeite, podem ser feitas em casa em cerca de 15 minutos.

MANTEIGA DE “CASTANHAS”

Os ingredientes da manteiga de “castanhas” são 200 g de amêndoas, avelãs ou nozes; sal, xarope de agave (feito de extrato de planta), canela em pó, cacau em pó e extrato de baunilha.

Leve as oleaginosas da sua preferência ao forno a 200 graus e aqueça-as por 7 min. No caso de avelãs, vão soltar uma pele quando tostadas. Retire essa pele esfregando-as em guardanapo de pano

Espere esfriar e leve ao processador por 4 min. No caso de amêndoas ou nozes, adicione 1 pitada de sal, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sobremesa de xarope de agave.

No caso de avelãs, adicione 1,5 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1,5 colher de sopa de xarope de agave e 1 pitada de sal.

Misture bem e use para passar em pães e torradas. Dica: experimente passar manteiga de amêndoas em um sanduíche com maçãs e queijo brie ou gouda.

Já as manteigas de “castanhas”, feitas com gordura vegetal não processada, são ricas em selênio, com ação antioxidante. Também têm vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de serotonina, ajudando no controle do apetite.

MANTEIGA GHEE

A manteiga Ghee é usada há séculos por afegãos, indianos e paquistaneses. É rico em ácidos graxos e tem propriedades anticancerígenas.

Para preparar o ghee é preciso separar 500 g de manteiga sem sal.

Numa panela média, aqueça a manteiga em fogo baixo.

Mexa sempre e note que o óleo vai se separar dos outros ingredientes, formando uma espuma branca; retire a espuma.

Espere o óleo ficar claro e sem espuma, tire e deixe esfriar por 15 min. Coe o líquido em peneira fina e despeje num frasco.

Tampe e conserve em geladeira; o ghee não ficará totalmente sólido, a consistência é parecida com a de manteiga de garrafa. Use como manteiga comum. A manteiga indiana é muito usada na cozinha, substituindo o óleo. Serve também para massagem e como base de cremes cosméticos.

MANTEIGA DE AZEITE

Os ingredientes da manteiga de azeite são 2 xíc.de azeite de oliva extravirgem; ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc); pimentas em grão a gosto e alho triturado a gosto.

Misture todos os ingredientes ou bata tudo no liquidificador.

Mantenha em geladeira por cerca de quatro horas, até endurecer.

Use como manteiga comum.

Please reload

RUA PERU, 636 | 1º ANDAR | AMERICANA, SP

Tel : (19) 99142.4766